Oficina
DESENHANDO MINHA VIDA
DESENHANDO MINHA VIDA
A ENTRADA
O grafiteiro argentino Blu cria através de pinturas nos muros e chão de uma área industrial surgindo uma animação, como o próprio artista define sendo "um ponto de vista científico sobre o início da evolução da vida e como poderia ser o final".
Este trabalho muito legal será utilizado como entrada para a oficina Desenhando minha Vida como um incentivo para os garotos.
Auto-retrato de Andy Warhol |
O primeiro trabalho a ser realizado com os alunos dessa oficina será em cima da inspiração Pop Art, de Andy Warhol, como referência.
SOBRE O MOVIMENTO POP-ART
Com raízes no dadaísmo de Marcel Duchamp, o ready-made, o pop art começou a tomar forma no final da década de 1950, quando alguns artistas, após estudar os símbolos e produtos do mundo da propaganda nos Estados Unidos, passaram a transformá-los em tema de suas obras.
Com o objetivo da crítica irônica do bombardeamento da sociedade pelos objetos de consumo, o movimento operava com signos estéticos massificados da publicidade, quadrinhos, ilustrações e designam, usando como materiais principais, tinta acrílica, ilustrações e designs, usando como materiais, usando como materiais principais, tinta acrílica, poliéster, látex, produtos com cores intensas, brilhantes e vibrantes, reproduzindo objetos do cotidiano em tamanho consideravelmente grande, transformando o real em hiper-real.
A Pop Art proporcionou a transformação do que era considerado vulgar, em refinado, e aproximou a arte das massas, desmitificando, já que se utilizava de objetos próprios delas, a arte para poucos.
Referência: Itaú Cultural