quarta-feira, 4 de maio de 2011

Links de uso para Rita e Graciela

Oficina
DESENHANDO MINHA VIDA


A ENTRADA

O grafiteiro argentino Blu cria  através de pinturas nos muros e chão de uma área industrial surgindo uma animação, como o próprio artista define sendo "um ponto de vista científico sobre o início da evolução da vida e como poderia ser o final". 
Este trabalho muito legal será utilizado como entrada para a oficina Desenhando minha Vida como um incentivo para os garotos.


  
Auto-retrato de Andy Warhol 
O PRIMEIRO TRABALHO

O primeiro trabalho a ser realizado com os alunos dessa oficina será em cima da inspiração Pop Art, de Andy Warhol, como referência.




SOBRE O MOVIMENTO POP-ART


Com raízes no dadaísmo de Marcel Duchamp, o ready-made, o pop art começou a tomar forma no final da década de 1950, quando alguns artistas, após estudar os símbolos e produtos do mundo da propaganda nos Estados Unidos, passaram a transformá-los em tema de suas obras. 

Com o objetivo da crítica irônica do bombardeamento da sociedade pelos objetos de consumo, o movimento operava com signos estéticos massificados da publicidade, quadrinhos, ilustrações e designam, usando como materiais principais, tinta acrílica, ilustrações e designs, usando como materiais, usando como materiais principais, tinta acrílica, poliéster, látex, produtos com cores intensas, brilhantes e vibrantes, reproduzindo objetos do cotidiano em tamanho consideravelmente grande, transformando o real em hiper-real.  
A Pop Art proporcionou a transformação do que era considerado vulgar, em refinado, e aproximou a arte das massas, desmitificando, já que se utilizava de objetos próprios delas, a arte para poucos.

Referência: Itaú Cultural